Estes são os três maiores Yorùbás

Você sabia que os principais atores responsáveis ​​pela vitória da guerra civil foram Yorubas (Benjamin Adekunle, Olusegun Obasanjo, Gen Yinka Adebayo, Obafemi Awolowo etc.)

Benjamin Adekunle(Black Scorpion)

Há muitas histórias sobre as façanhas do falecido general de brigada Benjamin Adekunle durante a guerra civil do país de 1967-1970. Benjamin Adekunle, o Escorpião Preto, foi um verdadeiro estrategista militar, um soldado talentoso e talentoso e um PATRIOTA.
Benjamin Adekunle foi o chefe do 3º Comando da Marinha do Exército Nigeriano, que libertou todo o Sul do controle de Biafra. Adekunle, sem uma aprovação formal da liderança do Exército, mudou o nome da Divisão para 3rd Marine Commando, que era conhecido por ser a “melhor máquina de combate do Exército Nigeriano”. Com uma das famosas operações no centro de Biafra, o movimento proposto do plano operacional do Comandante parecia um escorpião e, como ele usou um marcador preto, os jornalistas europeus que viram o mapa o descreveram como: “Operação Escorpião Preto”.

a

NÃO há dúvida de que a relevância militar e política do ex-presidente Olusegun Obasanjo tem sido uma das mais antigas e bem-sucedidas da Nigéria.
Desde quando ele entrou pela primeira vez na consciência nacional como o soldado que recebeu o instrumento de rendição das forças derrotadas de Biafra no final da Guerra Civil da Nigéria, sua ascensão dentro da política nunca diminuiu.
Sua nomeação como chefe do Terceiro Comando da Marinha, que teve todo o período exaustivo da guerra sob o controle de Benjamin Adekunle, também conhecido como Escorpião Preto – sua nomeação para o Corpo de Fuzileiros Navais nos últimos meses da guerra o colocou em um ponto que foi um catalisador para sua ascensão nos anos subsequentes.

O episódio da Guerra Civil seria seguido em apenas seis anos por sua nomeação como Chefe de Estado após o assassinato de Murtala Mohammed, seu ex-júnior no exército, que se tornaria seu chefe na curiosa dinâmica da política militar da Nigéria.
A ascensão de Obasanjo da posição de Chefe de Gabinete, Sede Supremo, a Chefe de Estado foi totalmente fortuito, pois ele não fazia parte da casa de força de oficiais subalternos que expulsou o regime de Yakubu Gowon, abrindo caminho para Murtala assumir o palco.
O general Alani Akinrinade foi um fator importante na Guerra Civil da Nigéria. Ele foi um participante ativo na libertação do Estado do Centro-Oeste que foi invadido pelo Exército Biafrense. Pouco antes de ser nomeado para comandar um grande batalhão durante a Guerra Civil, ele se opôs à terceira operação anfíbia contra Onitsha, liderada pelo Brig. General Muritala Mohammed.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: